O Sistema de Plantio Direto, utilizado pela maioria dos agricultores brasileiros, busca garantir mais produtividade nas lavouras, preservando o solo. Um de seus pilares é a cobertura permanente do solo, que protege a sua superfície e melhora as suas condições. Para auxiliar nesse processo, a Stara desenvolveu o Sistema Ponte Verde, que realiza a semeadura de culturas de cobertura através de toda extensão das barras centrais, de maneira uniforme e precisa.

Nesse sistema, a sobressemeadura é feita em período antes da colheita. Na soja, com base em pesquisa realizada pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), localizada em Guarapuava/PR, o melhor momento para implantação da cultura de cobertura com o Ponte Verde é no estádio R7.0, período do início da maturação com cerca de 60% da área com cobertura verde.

A aplicação da sobressemeadura com o Sistema Ponte Verde também se mostra uma excelente alternativa para os produtores com sistema lavoura-pecuária, pois adianta entre 15 a 20 dias o plantio das pastagens como braquiária e aveia.

O Sistema Ponte Verde utiliza o mesmo rastro de pulverização ou distribuição, o que reduz perdas por amassamento, devido a diminuição do tráfego dentro da lavoura. Com o solo coberto, o produtor tem melhores resultados, pois aumenta o controle de plantas daninhas, o armazenamento de água, a matéria orgânica e a reciclagem de nutrientes.

O Ponte Verde diminui a erosão e a compactação do solo, aumentando o rendimento operacional. Ponte Verde é o sistema que garante o verdadeiro plantio direto na sua lavoura.

*O sistema está disponível para o Imperador 2000 que realiza distribuição e pulverização no mesmo rastro. E também para o Imperador 3.0 que possui três funções: pulverização, distribuição e semeadura.

**Para informações sobre outras culturas, entre em contato com o seu revendedor Stara.