No dia 1º de junho, a Stara realizou trabalhos de leitura de condutividade elétrica do solo, através do equipamento Veris, em uma área de manejo do Clube da Irrigação, em Seberi, Rio Grande do Sul. Os dados da leitura de condutividade elétrica realizada pelo Veris serão correlacionados com dados de compactação de solo, fertilidade e demais características que possam influenciar na estabilidade e produtividade das culturas, definindo os próximos manejos da área. Através da leitura de condutividade elétrica é possível redirecionar alguns manejos para resolver problemas pontuais em cada talhão ou então criar condições ótimas para o desenvolvimento das plantas.

O Clube da Irrigação foi criado em 2010, para suprir a necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado em Agricultura de Precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade com sustentabilidade.

Já o Veris é um implemento de arrasto que tem a função de gerar mapas de condutividade elétrica. A condutividade elétrica está altamente relacionada com fatores que afetam a produtividade, como a textura do solo e suas propriedades físico-químicas, o armazenamento de água, biomassa e potencial produtivo. O Veris se comunica com o controlador Topper 4500, que gera os mapas de condutividade elétrica, sendo exportados já no formato ideal para ser explorado por diversos softwares. Com o mapa em mãos é possível criar zonas de manejo e direcionar as amostras de solo, trazendo mais precisão e custos menores se comparado ao sistema tradicional de amostragem em grid.