Buscando promover o desenvolvi­mento, o engajamento e a motivação dos colaboradores, a Stara promove constantemente treinamentos nas mais diversas áreas. De acordo com o departamento de Recursos Humanos, em 2021 foram mais de 126 mil horas de treinamento realizados.

A Gerente de Pessoal e Sistemas de Recursos Humanos, Cristiane Tei­chmann, explica que a Stara vê os trei­namentos como investimentos a curto, médio e longo prazo: “nos quais temos retorno tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Nossos colabora­dores são muito participativos e enga­jados nos treinamentos, sabem da im­portância de cada vez mais buscarmos conhecimento e estarmos alinhados ao lema da empresa ‘Evolução Constante’”.

Os treinamentos também são uma oportunidade dos colaboradores apren­derem sobre uma nova área e virem a ocupar um novo cargo dentro da em­presa.

Como é o caso do treinamento na área de Tecnologia da Informação. Um dos motivos em oferecer esse treina­mento é a baixa oferta de profissionais do ramo no mercado. “Estamos vivendo um ‘apagão’ de mão de obra na área de tecnologia, isso a nível mundial. Dessa forma, a empresa, pensando em bus­car desenvolver talentos internamente para ocuparem futuras demandas que essa área irá requerer, desenvolveu mais esse curso”, ressalta.

Cristiane ressalta que alguns dos colaboradores que realizaram o curso já receberam oportunidade de trabalhar na área dentro da Stara, seguindo uma das premissas da empresa, que é o re­crutamento interno.

O colaborador, Hugo de Moura Fac­cin, que trabalha há 9 meses na Stara, participou da primeira turma e aprovou a iniciativa. “Achei inovador a Stara ofe­recer o curso, uma área que sempre me interessei. Antes eu cursava Engenha­ria Mecânica, ao realizar o treinamento mudei para Análise de Desenvolvimen­to de Sistemas”, conta.

Além de promover o desenvolvimen­to dos colaboradores para essa área, a Stara buscou junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) um curso de aprendiz voltado à área de Tec­nologia da Informação (Desenvolvedor Mobile), possibilitando que os jovens se aproximem da área. As aulas são realiza­das tanto no laboratório do SENAI quan­to nas dependências da Stara.

A empresa incentiva seus colabora­dores a sempre buscarem o desenvol­vimento e, assim, conquistarem mais oportunidades.