A Agricultura de Precisão brasileira ganhou mais um importante aliado é o CONNAG, software criado a partir do projeto de coinovação entre Stara e SAP que conecta as máquinas agrícolas da Stara com o sistema de gestão da SAP, através da plataforma Leonardo, lançado para o Brasil no dia 2 de agosto.

O lançamento aconteceu na sede do SAP LABS Latin América, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com a presença de produtores rurais, presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, presidente mundial de IoT da SAP, Tanja Rueckert, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Buss, responsável por apresentar a tecnologia durante o evento.

Essa tecnologia permite conectar de forma mais eficiente as máquinas agrícolas com Telemetria Stara com a gestão do dia a dia do produtor. Cristiano Paim Buss destacou os motivos que levaram a Stara a inovar nessa tecnologia. “A Agricultura de Precisão está em uma nova fase, a fase do IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), onde as máquinas agrícolas podem se conectar a internet e essa conexão permitirá ao nosso cliente obter de forma mais rápida as informações que as nossas máquinas geram, auxiliando ele na tomada de decisão, no controle dos custos, na ação de problemas antes que estes se tornem irreversíveis, tendo que aguardar a próxima safra para recuperar o prejuízo. Outro grande ponto dessa tecnologia é a cooperação entre as máquinas, podendo compartilhar suas ações em tempo real. A Telemetria Stara é uma ferramenta fantástica e a Stara vem investindo muito nessa nova tecnologia. Sabemos que esse é um caminho sem volta”, complementa Cristiano.

O representante comercial da Stara no Mato Grosso, Eder Sepulveda Lemos, acompanhou o evento junto com produtores da região. “É animador ver que a Stara está conectada com os líderes mundiais, aliada com empresas sérias como a SAP. O CONNAG é uma ferramenta importante para a tomada de decisão nas fazendas, trazendo as informações das máquinas agrícolas com Telemetria Stara para junto da gestão da propriedade. Mais uma vez a Stara está criando uma nova tendência, hoje temos muitos produtores que estão esperando essa tecnologia”, ressalta.

Para Ailton Tavares, do Grupo Locks,um dos principais produtores do país, o evento apresentou o grande avanço que a união da Stara e da SAP está trazendo. “O evento foi muito rico em informações, demonstrações de soluções, onde foi possível observar como toda essa junção de equipamentos de ponta com software de última geração pode estar unido e levando para o campo recursos que proporcionaram a otimização do tempo, a prevenção de problemas e a antecipações de ações, possibilitando ao produtor mais eficiência e aumento de produtividade”, afirma.

No evento foi realizado um ato simbólico onde foi cortada a fita da tecnologia Leonardo no Brasil, inaugurando o SAP LABS de São Leopoldo como o 3º pólo mundial dessa tecnologia. Os outros dois polos estão em Paris, na França, e Nova York, nos Estados Unidos. Os participantes também puderam acompanhar uma demonstração da tecnologia através do distribuidor autopropelido Hércules 6.0 conectado em tempo real com o software SAP CONNAG.