Grande parte dos solos brasileiros possuem alto teor de acidez, ocasionando a baixa absorção de nutrientes es­senciais pelas raízes das plantas e limitando o potencial de produção. A acidez do solo varia de acordo com suas ca­racterísticas e aos processos naturais. O alumínio é o prin­cipal elemento presente no solo, que quando na presença da acidez, se torna disponível para as plantas, impedindo o desenvolvimento radicular das mesmas.

Para corrigir o solo, o calcário é um grande aliado, pois contém agentes que fazem com que o alumínio seja neu­tralizado e, consequentemente, disponibilize mais o fós­foro (P) e o potássio (K). A neutralização acontece quando os índices de pH estiverem dentro da faixa ideal para cada cultura, geralmente em torno de 5,5 a 6,5, desta forma os nutrientes são mais facilmente absorvidos pelas raízes das plantas. O gráfico abaixo mostra que a capacidade de ab­sorção de macro e micro nutrientes aumenta na medida em que o pH do solo tende a neutralidade:

A aplicação de calcário no solo é um manejo, dentre ou­tros realizados, que contribui na construção de um perfil fértil do solo. Consequentemente, essa melhor formação do solo, resulta diretamente em um crescimento adequado do sistema radicular, auxiliando no aumento da produtividade.

Quanto mais eficiente e uniforme a aplicação, melho­res serão os resultados. As taxas exigidas por solos brasi­leiros variam entre 1.000 e 6.000 kg/ha, podendo ser ainda maiores em áreas novas, em que o solo nunca recebeu uma correção adequada. A quantidade demandada pode variar dentro do mesmo talhão, para isso o produtor pode usar do artifício da taxa variável, aplicando as taxas necessárias de acordo com os mapas gerados para distribuição.

A recorrência deste manejo é necessária a cada dois ou três anos, já que o solo tem processos naturais para forma­ção da acidez, sendo os principais: decomposição da ma­téria orgânica, aplicação de fertilizantes nitrogenados e chuvas ácidas. Por isso, deve-se acompanhar de perto as condições do solo.

Outro ponto relevante para aplicação do calcário é o tempo de solubilização, ou seja, o período que a solução leva para fazer efeito no solo, variando de acordo com o tipo de calcário utilizado. Mais especificadamente em relação ao tamanho da partícula, produtos denominados filler pela legislação brasileira, têm uma eficiência maior em relação ao tempo de reação, porém por se tratar de um produto leve, pode ser facilmente carregado pelo vento, exigindo maior atenção no momento da aplicação.

Para garantir uma distribuição eficiente e uniforme, a Stara oferece os distribuidores por gravidade Bruttus 12000 e Bruttus 25000. Com uma ótima qualidade de aplicação, possui um coeficiente de variação abaixo de 8%, podendo variar conforme o produto e as condições climáticas. Em função da queda ser por gravidade, proporciona aplicações de produtos em pó com índices baixíssimos de deriva.

Os Bruttus 12000 e 25000 são os únicos distribuidores por gravidade autotransportáveis do mundo. Possuem chassi articulado, facilitando a passagem por estradas, por­teiras e pontes estreitas. O sistema de rodado balancim per­mite a melhor copiagem do terreno durante a distribuição. Além dos rodados estarem localizados abaixo do reserva­tório, facilitando o acesso para o abastecimento, o Bruttus 12000 e 25000 possuem pneus de alta flutuação, evitando a compactação do solo.

O desligamento de seções, além de reduzir o transpas­se, evita o desperdício de insumos e traz mais economia durante as aplicações. Os distribuidores da linha Bruttus possuem uma esteira de borracha que proporciona maior precisão na distribuição. Outro benefício está no raspador do rolo, garantindo que o sistema de esteira permaneça limpo, de forma simples e rápida, aumentando a vida útil do sistema.

Entre as tecnologias embarcadas estão o desligamen­to automático de seções, aplicação à taxa variável, sendo compatível com o Syncro e a Telemetria Stara. O Bruttus 12000 e o Bruttus 25000 garantem a excelên­cia na distribuição por gravidade para corrigir o solo e au­mentar a produtividade da lavoura.