O solo compactado prejudica o desenvolvimento das culturas e impacta na produtividade da lavoura. Para descompactar o solo, melhorando o armazenamento de água e o desenvolvimento das raízes das plantas, a Stara desenvolveu o escarificador Fox.

As hastes escarificadoras do Fox, com espessura de 30 mm, penetram no solo e revolvem suas camadas mais superficiais, atingindo a profundidade máxima de 26 cm. Desta maneira, preparam o solo para o plantio direto mantendo a palhada e promovendo a melhor infiltração da água.

O escarificador da Stara preserva 70% da palhada, diferente da escarificação convencional que mantém apenas 25%, mantendo grande parte da proteção do solo. Além disso, as hastes escarificadoras exigem menos potência do trator, diminuindo o consumo de combustível em 25%, pois proporcionam sulcos mais estreitos.

O Fox possui um sistema de descompactação vibratória que garante a descompactação uniforme no perfil do solo. Também conta com desarme automático que proporciona mais agilidade e eficiência ao realizar a escarificação, evitando o uso de pinos de segurança e eliminando as frequentes trocas para rearmar a haste.

Ainda, o Fox possibilita a montagem do conjunto tandem que permite trabalhar com dois escarificadores juntos, aumentando o rendimento diário. Esse conjunto está disponível para os modelos de 9, 11 e 13 hastes.

O Fox possui, como opcional, o kit sementes KS, com caixa suspensa para cultivos de coberturas do solo. Sua distribuição de sementes é acionada através do rolo nivelador por meio de correntes. O reservatório é fabricado em polietileno com grande capacidade. Os modelos variam de 315 a 680 litros, de acordo com o número de hastes.

Estudos do Projeto Aquarius, mostraram um incremente de 7,2% de produtividade na cultura de soja em virtude da escarificação. No bloco de alta compactação, a área escarificada produziu 2 sc/ha a mais que a área que não recebeu manejo. Já o bloco de baixa compactação produziu 7 sc/ha a mais na área escarificada.

O escarificador Fox deixa o solo da sua lavoura pronto para o plantio.

Clique aqui e saiba mais.