Duas grandes potências do campo, a Stara, pioneira no Brasil no desenvolvi­mento e comercialização das tecnologias para a Agricultura de Precisão e, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, uni­ram-se para mais um grande projeto.

O projeto Nutrir o Brasil surgiu com o objetivo de aprimorar a precisão da apli­cação e o rendimento dos fertilizantes nitrogenados, possibilitando aumentar a rentabilidade do produtor de trigo e milho, através da racionalização do uso de fertilizantes e otimização do uso do nitrogênio.

Por meio da distribuição gratuita de li­cenças de uso de um ano do Atfarm, ferra­menta de Agricultura de Precisão da Yara, os clientes Stara que produzem milho e tri­go poderão realizar o monitoramento dos cultivos e aplicar fertilizantes nitrogenados em taxa variável.

A analista estratégica de Marketing de Produto da Stara e engenheira agrô­noma, Larissa Barden Meira, explica que os produtores que já possuem máquina Stara com Topper com taxa variável estão aptos a utilizar a tecnologia, assim é dispo­nibilizada gratuitamente a plataforma do Atfarm e, então, os mapas são gerados de forma fácil e intuitiva do próprio desktop, sendo possível enviar o mapa para o To­pper através da Telemetria Stara. “Conse­guimos levar Agricultura de Precisão com facilidade ao campo”, complementa.

Para ela, a parceria significa benefícios para todas as pontas. “A Stara entrega o be­nefício de forma gratuita aos seus clientes, a Yara tem um canal para fechar a cadeia de gerar o mapa, possibilitando a aplicação, e os produtores conseguem economizar fertilizantes usando tecnologia”, ressalta.

O projeto, que está em etapa de apli­cação, já vem gerando expectativas positi­vas. “Os clientes estão muito receptivos à plataforma, querendo testar, ver as áreas com as diferenças de biomassa e, então, ge­rar os mapas de aplicação de nitrogênio à taxa variável. Poder unir as tecnolo­gias, agrega muito”, enfatiza Larissa.

A especialista de Desenvolvimento de Mercado da Yara, Pamella Moachar Elias, também ressalta a importância da par­ceria para aumentar a força no campo e alcançar produtores que ainda não usam a tecnologia de distribuição. “Além de inovação e tecnologia à campo, que são automaticamente convertidas em mais rentabilidade, temos infinitos benefícios como mais sustentabilidade, otimização de recursos como diesel, fertilizantes e diminuindo a pegada de carbono do pro­dutor, colocando-os a frente de sistemas sustentáveis e inteligentes”, destaca.

Já para quem está a campo, como é o caso do representante comercial da Stara na região do Paraná, Gabriel Centenaro, devido ao aumento no valor dos insumos, desde sementes, defensivos e fertilizantes, despertou-se maior necessidade por par­te do cliente em investir em um produto com a taxa variável, para fazer esse mane­jo de forma correta, sem desperdícios. “O Atfarm possibilita fazer uma taxa variável quase que em tempo real de nitrogênio, maximizando os resultados. Então, é uma ferramenta bastante importante e que vem gerando interesse no produtor que busca aumentar a sua produtividade e economizar”, comenta.

Ainda, para os clientes que já estão aderindo ao Atfarm, a parceria significa a colheita de bons resultados. Como o Ita­mar Pastorello, gerente responsável pelo plantio e distribuição na NBN Semen­tes de Muitos Capões/RS, que há 12 anos trabalha com os distribuidores da Stara. “Gostamos muito do Hércules 6.0, por ser robusto e com uma tecnologia que garan­te uma distribuição excelente para taxa va­riável”. Ele ainda complementa: “estamos confiantes com essa parceria, são duas empresas sólidas no mercado. Além dis­so, é uma ferramenta importante para a agricultura, veio para somar ainda mais nos resultados”, finaliza.

Esta é mais uma parceria da Stara para agregar ao trabalho no campo. Para mais informações, entre em contato com a con­cessionária Stara mais próxima de você.