Quem passa às margens da ERS 344, KM 48, em Santa Rosa/RS, já consegue visualizar parte da estrutura da nova filial da Stara. Desde 2013 presente na cidade, a empresa deu início em 2021 as obras da sede própria.

Com um investimento de aproximada­mente R$ 126 milhões, a nova unidade terá 25.012,67 m² e será autossuficiente con­tando com todos os processos produtivos como corte, dobra, solda, usinagem, pintu­ra e expedição. Hoje a filial conta com cer­ca de 400 colaboradores, estima-se que a nova fábrica iniciará as atividades com 600 e produzirá, anualmente, 4 mil unidades das linhas de movimentação e preparo de solo, distribuição por gravidade e logística.

O diretor-presidente da Stara, Átila Sta­pelbroek Trennepohl, afirma: “todos os in­vestimentos realizados na filial em Santa Rosa vão contribuir no aumento da pro­dução da Stara, visto que a empresa al­meja expandir e aumentar cada vez mais a sua atuação na região. Mantendo a sua evolução constante”.

O diretor da filial de Santa Rosa, Fábio Silva, destaca que 63% da obra já está con­cluída, mantendo-se dentro do cronogra­ma previsto. “Apesar do atraso, devido osci­lações climáticas, nos mantemos dentro do cronograma. O foco agora são os pavilhões administrativos, que devido mudanças no projeto e prevendo crescimento, optamos por fazer a reestruturação, um pouco maior que o previsto”, comenta.

O projeto da construção da filial em Santa Rosa conta com seis frentes princi­pais:

Administrativo e Recursos Humanos, responsável por selecionar e contratar a mão de obra requerida pelas áreas diretas e indiretas, treinando e capacitando os novos colaboradores. Além disso, a área é respon­sável por todas as questões administrativas da filial, incluindo o setor de Segurança.

Meio Ambiente, responsável pelas ati­vidades como encaminhamento das licen­ças de operação, manejo, preservação, con­servação e controle da vegetação nativa, abastecimento de água na unidade fabril, entre outros.

Máquinas e Equipamentos, respon­sável pelo desenvolvimento e implemen­tação do layout fabril, instalação de má­quinas e equipamentos para atendimento dos processos produtivos, desde o recebi­mento dos materiais até a expedição dos produtos.

A área de Obras, responsável por toda a construção civil, desde a terraplanagem, acabamento até as instalações elétricas e hidráulica.

TI, responsável por replicar e operacio­nalizar todos os sistemas, assegurando a disponibilidade, segurança da informação e integridade dos dados sistêmicos.

E por fim, Transição entre as unidades, responsável por garantir que a nova unida­de tenha condições de produzir em todos os processos e atenda o planejamento de produção de forma assertiva.

Expectativas com a nova filial

Fábio também comenta sobre a expec­tativa dos colaboradores em relação à obra: “estamos bem positivos. São grandes as expectativas por parte de todos, estamos ansiosos para usufruir deste espaço. Já conseguimos fazer algumas ações, como levar alguns colaboradores até a obra e também temos uma TV na entrada da fá­brica para acompanharem o andamento da construção”.

Ele também ressalta sobre o interesse que a obra vem gerando na comunidade: “muitas pessoas estão nos procurando querendo informações sobre a empresa e como fazer parte da Família Stara”. A obra está prevista para término em dezembro deste ano.

Stara reúne time para kick off de Sistemas

Um passo importante das obras da nova fábrica da Stara em Santa Rosa/RS aconte­ceu no mês de junho. Na ocasião, colabo­radores da filial de Santa Rosa e da matriz (Não-Me-Toque/RS), além de representantes das empresas parceiras na implantação dos sistemas, Cast e Sequor, participaram do kick off (dar início) do projeto de Sistemas da nova fábrica.

No dia 07 de junho, reuniram-se o diretor-presidente da Stara, Átila Stapel­broek Trennepohl, prestadores de serviço, usuários-chaves da matriz e os times de Santa Rosa para alinhar os principais pon­tos do projeto. Na oportunidade, a direção compartilhou e reforçou a importância do engajamento da equipe para o sucesso da implantação dos novos sistemas, bem como cronogramas, datas previstas, próxi­mos passos, entre outros.

Segundo o líder de projetos e um dos responsáveis pela estruturação dos proces­sos da fábrica, Filipe Spezia, foi um momen­to muito importante. “Reunimos e engaja­mos todos os envolvidos diretamente ao projeto. Estreitamos laços com nossos par­ceiros, compartilhando a importância desta frente e da Stara enquanto empresa”. Para firmar este compromisso, simbolicamente se fez a assinatura de uma camisa por todos os membros do projeto, reforçando a impor­tância de todos para a sua efetivação.

Filipe explica que a expectativa é iniciar 2023 com os novos sistemas em Santa Rosa já operando. “Após o ponta pé inicial do pro­jeto, realizamos o mapeamento do que fica na matriz e o que será replicado em Santa Rosa”, finaliza Filipe.