Comprometida com a evolução constante, a Stara é reconhecida pelo pioneirismo em Agricultura de Precisão e inovação em tecnologia agrícola.
Com mais de seis décadas de atuação e liderança no segmento de máquinas agrícolas na América Latina, a empresa inova ao apresentar ao mercado uma solução que promete revolucionar as operações no campo, aumentando a precisão, a eficiência e a economia na aplicação de defensivos: o pulverizador autopropelido Imperador Eco Spray.
Através de uma parceria da Stara com a ONE Smart Spray - uma joint venture entre a Bosch e a BASF -, a tecnologia do Eco Spray foi incorporada ao Imperador 3000 e 4000, integrando aos diferenciais já existentes na versão tradicional da máquina um sistema de pulverização localizada, que realiza a aplicação do herbicida de forma seletiva, somente onde há a ocorrência de plantas daninhas.
De acordo com o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Paim Buss, o pulverizador Imperador 3000 e 4000 Eco Spray imprime mais competitividade ao agronegócio, promovendo a redução do uso de agroquímicos e minimizando seus impactos. “Como o próprio nome sugere, o Eco Spray é uma solução ecologicamente sustentável, que tem o objetivo de trazer economia para o produtor rural. O pulverizador é uma das máquinas que mais trabalha na fazenda, então, se você consegue reduzir os custos associados a ela, o impacto global para o agricultor é muito significativo.”
Como funciona o pulverizador Stara Eco Spray?
A precisão na aplicação do pulverizador agrícola Eco Spray é possível graças à presença de câmeras de alta resolução e luzes LED´s, fixadas na parte frontal das barras da máquina agrícola. A tecnologia permite a leitura da área, captando e processando as imagens em tempo real.
Ao identificar a existência das ervas daninhas, o sistema de Inteligência Artificial envia o comando para abertura dos bicos de pulverização individualmente, acionando o jato somente em cima da planta indesejada, desligando logo em seguida.
“Cada câmera tira 15 fotos por segundo, assim, em uma barra com 37 câmeras, são registradas 555 fotos por segundo. Essas imagens são processadas e a máquina decide, em milissegundos, se aplica naquele local ou não”, explica Buss.
Como a tecnologia agrícola foi desenvolvida?
O diretor lembra que o conceito de aplicação localizada já existe desde o início dos anos 2000, porém, com sistemas de detecção diferentes, que permitiam apenas a identificação da cor verde e da biomassa. “Nós entendíamos que o grande diferencial estaria em utilizar câmeras, para conseguir reconhecer padrões variados. Essa ideia nasceu em 2017, mas a parceria entre as empresas foi consolidada em 2019.”
Assim, combinando o melhor de cada empresa, foi desenvolvido o pulverizador agrícola Imperador 3000 e 4000 Eco Spray. “A Stara entra com a tecnologia de aplicação da máquina e a tecnologia eletrônica do controlador Topper, que faz o controle das operações. Já através da ONE Smart Spray, o sistema ganha câmeras, luzes e unidades de controle para detectar plantas daninhas em tempo real, durante o dia e à noite, além da inteligência agronômica digital necessária, sob a forma de um módulo de pulverização inteligente em Xarvio® Field Manager”, relata Buss.
Ele destaca, ainda, que para viabilizar a implantação da tecnologia, a Stara reestruturou a engenharia do pulverizador autopropelido Imperador, a fim de garantir sua integral funcionalidade e eficiência, proporcionando mais durabilidade e segurança ao produtor rural. “A máquina foi toda concebida e pensada para a aplicação localizada. Ou seja, tudo foi integrado, inclusive tivemos que desenvolver um novo controlador Topper para conseguir processar tantas informações em tempo real. Assim, há um único controlador na cabine e o operador consegue visualizar, de forma instantânea, onde a máquina agrícola está aplicando, gerando o mapa de aplicação e a quantidade de produto economizado. Isso é algo inédito nessa tecnologia.”
Operação do pulverizador autopropelido Eco Spray
Equipado com iluminação de LED´s em duas ondas, uma no espectro vermelho visível e outra em infravermelho não visível, o pulverizador autopropelido Imperador 3000 e 4000 Eco Spray permite a pulverização diurna e noturna, possibilitando que a máquina trabalhe 24h por dia, sem perder a eficiência. Dessa forma, oferece um desempenho excepcional em ambos os módulos de aplicação: pré-emergente (“verde-sobre-marrom”) e pós-emergente (“verde-sobre-verde”).
Destinado à dessecação das áreas antes do início do plantio, o modo de operação “verde-sobre-marrom” consiste na aplicação direta do herbicida em toda e qualquer planta que estiver na lavoura. Ou seja, independentemente de qual for a espécie que está inserida no sistema, o pulverizador Eco Spray vai fazer a aplicação sobre ela. Isso gera uma grande economia de defensivo, tendo em vista que a máquina agrícola só irá aplicar nos locais em que há plantas daninhas e não sobre a palha ou o solo aparente.
O modo de operação “verde-sobre-verde”, por sua vez, é capaz de identificar as ervas daninhas em meio às culturas já emergidas, isolando-as e aplicando o produto somente sobre o alvo desejado. Assim, os bicos de pulverização irão ligar somente quando existirem plantas daninhas nas entrelinhas de plantio. Este módulo de aplicação pode ser utilizado nos cultivos de soja, milho e algodão. “A tecnologia do Eco Spray tem, dentro da sua memória, um banco de dados, que atualmente conta com três culturas de trabalho: soja, milho e algodão. O sistema consegue reconhecer o padrão, identificando onde está a linha dessas culturas e, o que não estiver dentro desse padrão, através do reconhecimento de imagem, ele identifica como uma erva daninha e aplica o defensivo”, comenta Buss.
Outros diferenciais da tecnologia
Além das características já citadas, o Eco Spray possui diferentes níveis de sensibilidade, que podem ser acionados de acordo com a estratégia do agricultor, considerando o volume e a alturas das plantas daninhas presentes na área de aplicação.
Também, a tecnologia agrícola facilita a logística de trabalho no campo, aumentando o tempo de pulverização, favorece a economia de água e propicia um melhor controle das ervas daninhas. “No Brasil, o espaçamento entre as linhas de plantio é estreito, por isso, as máquinas nem sempre andam no mesmo sentido da linha. Elas precisam entrar em um ângulo diferente da cultura implantada, variando de 5° a 30° em relação à linha, para reduzir o amassamento. Nesses casos, mesmo que a máquina cruze a cultura, o sistema consegue identificar onde está a planta de interesse e onde está a erva daninha”, explica Buss.
Todos esses diferenciais são confirmados pelo produtor rural Ulisses Vitor Tonsis, de Alto Taquari/MT, que utiliza o Imperador Eco Spray na sua propriedade desde outubro de 2024. “O principal benefício é aplicar o herbicida somente onde é necessário. Com isso, já percebemos uma boa economia de produto, em média de 54,2%. Eu recomendo sim o Eco Spray, pois é um produto muito funcional e que gera economia”, ressalta o agricultor, que atestou a funcionalidade da solução nos cultivos de soja e milho.
É através de tecnologias como o Eco Spray que a Stara evidencia seu DNA de inovação, sempre focada nas necessidades do produtor rural e no propósito de gerar resultados positivos no campo. Afinal, mais que produzir máquinas agrícolas de excelência, a empresa acredita na força do agronegócio e no potencial produtivo e sustentável da Agricultura de Precisão.