No dia 7 de março, a Stara foi reconhecida como Marca Gaúcha Inovadora, categoria da pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata. A Stara foi representada na premiação pelos gerentes Volmir Amann, de Recursos Humanos, e Venicius Cunha, de Engenharia de Produto.

A pesquisa tem o objetivo de reconhecer as marcas mais lembradas e preferidas de um público qualificado, foram ouvidos, para esta edição, mais de 60% de donos ou sócios de empresas dos principais municípios do Rio Grande do Sul, com participação de 0,5% ou mais no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.

As entrevistas foram feitas entre outubro e dezembro de 2016, utilizando a técnica não-probabilística com amostragem estratificada. Ou seja, os entrevistados foram escolhidos por sorteio aleatório em diversas listagens e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas. Foram 526 entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais. Por isso, o banco de dados tem hoje cerca de 40 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresa.

Neste ano, entre as categorias especiais foi criada a Marca Gaúcha Inovadora onde foram reconhecidas cinco empresas gaúchas. Além da Stara, também foram lembradas a Tramontina, o Grupo Gerdau, a Marcopolo e a RBS. A Stara foi reconhecida pela sua tradição em criar soluções inteligentes para a agricultura, com máquinas agrícolas inovadoras e com tecnologia de ponta.