Nos dias 15 e 16 de março, aconteceu a 20ª edição do SAP Fórum Brasil, evento que reúne empresas e executivos para discutir as novas plataformas, soluções e os casos de sucesso em Tecnologia da Informação. O evento, realizado em São Paulo, teve como destaque deste ano a participação da Stara.

O diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl, foi um dos convidados para participar do painel “Como os diferentes segmentos estão gerando valor na Economia Digital”, junto com o presidente da Tim Brasil, Rodrigo Abreu, o presidente da Indústria de Cloud da SAP, Pat Bakey, e Rodrigo Silvosa, subsecretário de Infraestrutura Hidráulica do Governo de Buenos Aires.

Durante o painel, Gilson apresentou a trajetória da Stara de inovação e busca por novas tecnologias, destacando que toda a tecnologia usada nas máquinas da marca são produzidas pela Stara, com tradição em Agricultura de Precisão. A Stara apresentou no painel o trator ST MAX 180 com Telemetria Stara e com a tecnologia de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). O protótipo é a primeira máquina agrícola conectada on line com uma solução ERP da SAP, permitindo o monitoramento das operações de campo em tempo real e um controle de custos mais eficiente.

Em outro momento, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Stara, Cristiano Buss, apresentou o case de sucesso da Stara. Com o tema “Stara: revolucionando a gestão de tecnologia com a SAP”, o diretor mostrou o esforço da empresa em criar soluções no que se refere à gestão de informação, tanto em âmbito empresarial como para os produtos que a Stara comercializa.

Já no talk show “Stara e SAP Labs America levam a Internet das coisas para o agronegócio com o poder da plataforma SAP HANA”, Cristiano apresentou o projeto que une as informações da Telemetria Stara ao sistema de gerenciamento das informações da SAP. Esse projeto, inédito no mundo, reforça a crescente necessidade que o agronegócio tem por plataformas que auxiliem na tomada das decisões, trazendo informações precisas para ampliação da produção, redução de desperdícios e custos de produção, já que esse segmento é responsável por 30% do PIB nacional.

O protótipo da Stara ficou exposto durante os dois dias do fórum, chamando a atenção dos participantes e reforçando o compromisso da Stara na busca por tornar a agricultura cada vez mais competitiva e lucrativa.