Um ambiente para desenvolver ideias e soluções promovendo a inovação e potencializando a tecnologia. Assim podemos descrever a Arena Professor Dr. Cristiano Cervi, localizada junto ao Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), resultado de uma parceria entre a Stara, a Universidade de Passo Fundo e a empresa Cavaletti.

O espaço, que foi inaugurado na quinta-feira (02), é voltado para empreendedores, investidores, instituições públicas e privadas, associações e comunidade acadêmica. Com sala de reunião e treinamento, arquibancadas, estações de trabalho individual, a Arena é um ambiente moderno para fazer novas conexões, trocar conhecimento e realizar eventos.

Para o diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, esse novo espaço é mais uma parceria de sucesso entre a empresa e a UPF. “Acreditamos que a Arena, com um novo conceito, será um ambiente inspirador para ideias inovadoras e palco de importantes conexões, além de gerar novos talentos para atender as demandas do mercado. Tudo isso, fomentando o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, fortalecendo o ecossistema de inovação do Estado”, destaca.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Buss, também destaca a importância da parceria entre a empresa e a instituição de ensino. “Construir pessoas. Esse é o nosso maior objetivo nesse ecossistema dentro da Universidade. Escolhemos estar também na UPF, porque sabemos do seu patrimônio intelectual e acreditamos muito nesse ambiente. É uma alegria estar construindo esse espaço com a UPF, fazendo jus ao nosso slogan que é ‘Evolução Constante’”, afirma.

O nome da Arena é em homenagem a um de seus idealizadores, o professor e ex-reitor da UPF, Dr. Cristiano Cervi, falecido em 2020.

Uma equipe da Stara participou da inauguração da Arena

Stara no UPF Parque

A Stara já possui um espaço físico no UPF Parque, o Stara Labs, desde 2018, sendo uma das primeiras empresas a residir no local. Em 2022, o espaço foi ampliado passando de 60 para 120 m² e mais de 20 colaboradores, resultando em uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região.

O coordenador de Sistemas da Stara, Felipe Graeff, explica que no espaço são desenvolvidos projetos de inovação voltados à tecnologia, além de evoluções dos sistemas de fábrica e produto que estão em constante transformação. “A parceria com a UPF busca nos conec­tar a um ecossistema que também transforma a vida de pessoas, através de muito conhecimento e desenvolvi­mento de novas habilidades”, ressalta.