A linha de plantio da Stara sempre foi um grande diferencial da marca pelas suas inovações e benefícios, e agora ganha mais uma novidade. Depois do Conecta, Syncro e Telemetria, a Stara lança o Zero Amassamento uma nova solução que vai mudar o conceito de plantio das lavouras.
O Zero Amassamento é uma tecnologia exclusiva da Stara, que realiza o plantio com desligamento automático das linhas no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores. Isso vai gerar uma economia de sementes ao agricultor de até 4%, dependendo do tamanho das barras e da largura dos pneus do autopropelido.
Além da economia, essa nova tecnologia também tem outros benefícios como evitar desperdício de sementes, ser um processo totalmente realizado por software sem interferência mecânica na máquina e garantir o tráfego controlado do pulverizador.
Para o diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, esse lançamento marca um novo momento para a empresa. “O Zero Amassamento é uma solução espetacular, a Stara mais uma vez saiu na frente. Além de oferecer economia, nós vamos entregar uma nova tecnologia para máquinas novas e também para aquelas que já estão à campo. Isso mostra que a Stara, quando desenvolve uma novidade, pensa a longo prazo, tanto é que agora estamos conseguindo utilizar uma nova tecnologia e colocar em máquinas que já estão no campo”, explica.
Na prática, a plantadeira irá desligar a linha no local exato de tráfego do pulverizador. Para isso as linhas AB podem ser importadas do autopropelido via pen drive, copiadas via coordenadas, ou simplesmente criadas novas linhas. Depois, os autopropelidos somente seguem os rastros criados pela plantadeira. Graças ao Sistema de Desligamento Linha a Linha, o Zero Amassamento funciona independente do sentido do plantio.
O Zero Amassamento está disponível para as linhas de plantadeiras Stara que possuem o Topper 5500 com o Sistema de Desligamento Linha a Linha.