A distribuição de produtos corretivos é uma alternativa eficiente para preparar o solo para o próximo plantio, garantindo sua produtividade. Temos duas formas de realizar esse tipo de aplicação: à lanço ou por gravidade.

Em ambas as opções temos diversos fatores que influenciam na qualidade da distribuição, como o próprio produto, o qual dependemos da sua homogeneidade e padrão de granulometria, condições ambientais, como velocidade e direção do vento, e também fatores da máquina, como velocidade e faixa de aplicação.

Na distribuição por gravidade, temos uma grande diminuição da influência desses fatores de interferência, garantindo maior excelência, principalmente para produtos com granulometria pequena (pó). Nesse tipo de aplicação, como o produto é carregado e transportado por esteiras, evitamos a segregação de partículas, normalmente encontrado no calcário, tendo o mesmo padrão de distribuição em toda a faixa de aplicação. Isso proporciona que tenhamos o mesmo grau de correção da acidez em toda a faixa de aplicação, muito importante para garantirmos altas produtividades.

Por transportar e dosar o produto através de esteiras e depositá-lo via gravidade até o solo, esse tipo de distribuição não sofre a interferência do vento, sendo possível realizá-la em todos os horários do dia, promovendo uma maior disponibilidade diária da máquina.

Para realizar a distribuição por gravidade, a Stara oferece a linha Bruttus, com destaque para o Bruttus 12000.

Sobre o Bruttus 12000

O Bruttus 12000 da Stara realiza a distribuição por gravidade com excelência, precisão e uniformidade, sendo o único distribuidor autotransportável da categoria com largura para transporte de 3,2 m. Possui chassi articulado, facilitando a passagem por estradas, porteiras e pontes estreitas.

Tem altura de aplicação de 1,25 m e sistema PWM para regulagem da taxa de aplicação e pode trabalhar com aplicações em taxa fixa ou variável. A capacidade de 7,5 m³ ou 12.000 kg proporciona grande autonomia de trabalho.

Também possui pneus de alta flutuação, evitando a compactação do solo. Para trazer mais economia durante as aplicações, conta com o desligamento de seções que reduz o transpasse, e evita o desperdício de insumos.

A melhor aplicação por gravidade de produtos corretivos é com o Bruttus 12000.