Para as fábricas da Stara funcionarem de maneira eficiente, elas são organizadas em vários departamentos, cada um com suas atividades e responsabilidades. Na última matéria da série “Conhecendo a fábrica da Stara” começamos a apresentar esses departamentos com Recursos Humanos, Engenharia e Suprimentos.

Nesta matéria, seguimos com a Engenharia de Manufatura, Tecnologia da Informação e Sistemas de Manufatura.

Departamento de Engenharia de Manufatura

O processo produtivo dos produtos da Stara é definido pela Engenharia de Manufatura, que possui 170 colaboradores. Esse departamento é divido da seguinte maneira: Métodos e Processos, Projetos, Ferramentaria e Apoio à Produção.

A área de Projetos envolve o desenvolvimento de tudo o que diz respeito a um novo produto, desde os processos de fabricação, instruções de trabalho, estudos de tempo e layout, definição de premissas, restrições, riscos, implementação de linha de produção nova, investimentos fabris até o acompanhamento do lote piloto do produto.

Já a parte de Processos envolve a manutenção e melhorias de processos do cotidiano para o aumento da produtividade e adequação da capacidade produtiva, além de buscar novas tecnologias.

O departamento também busca o desenvolvimento da equipe, alinhado às necessidades da empresa. Um ponto forte é formar pessoas que possam atuar a frente de projetos, através de cursos e treinamentos, seja no setor ou em outros setores da empresa.

O gerente de Engenharia de Manufatura, Atilano Roberto Baú, destaca a importância do departamento: “promovemos competitividade dos nossos produtos. As decisões da Engenharia de Manufatura sobre a maneira que vamos fabricar uma determinada peça ou produto impactará no seu valor final”.

Além disso, Atilano ressalta que a busca por melhorias mantém a fábrica atualizada e isso influencia diretamente na evolução da mesma. “À medida que nossos projetos evoluem, o nosso time evolui e a fábrica se aprimora”.

Departamento de Tecnologia da Informação (TI)

A tecnologia é um grande pilar da Stara que está constantemente desenvolvendo e buscando inovações para auxiliar o dia a dia na fábrica. O departamento de Tecnologia da Informação (TI) tem um papel decisivo nesse processo. Dividido em Sistemas de TI, Infraestrutura e Central de Cadastros, possui 44 colaboradores.

A área de Sistemas de TI atua na sustentação e apoio à softwares, manutenção e desenvolvimento de novas soluções para automação dos processos e integração de algumas áreas. Os softwares, por exemplo, auxiliam no gerenciamento em vários setores, como no departamento de Recursos Humanos, na área da produção e financeira.

Já a parte de Infraestrutura envolve a instalação e manutenção de servidores, computadores, celulares, telefonia e redes Wi-Fi. A Central de Cadastros tem como objetivo padronizar os processos de cadastro de dados mestres, materiais e listas técnicas.

Segundo o gerente de TI e DPO (Proteção de Dados), Mariano Lopes Machado, o departamento integra e automatiza processos entre as áreas, além de trazer inovações para a empresa. “Buscamos soluções inteligentes para redução de custos e aumento de eficiência, através da automatização de processos, por exemplo”, explica.

Além disso, comenta que o departamento, a partir das soluções implementadas e a coleta de dados, cria mais informações para a tomada de decisões mais assertivas.

Departamento de Sistemas de Manufatura

Acompanhando as tendências da Indústria 4.0, a Stara vem investindo em equipamentos e sistemas com alta tecnologia dentro da fábrica, potencializando os processos para obter os melhores resultados. Para gerenciar essas mudanças, criou-se o departamento de Sistemas de Manufatura.

O gerente de manufatura, Fábio Vargas, explica que o departamento realiza um papel relevante na sustentação da tecnologia e na transformação digital da fábrica: “uma área que faz o desenvolvimento, integração e sustentação de softwares para o ambiente fabril. Além disso, estamos sempre alinhados às tendências do mercado para trazer tecnologia de ponta para indústria, otimizando os processos produtivos”.

O departamento é divido em Suporte e Sustentação, Desenvolvimento de Software e Stara Labs. A área de Suporte e Sustentação é responsável pelo atendimento a fábrica de forma corretiva, adaptativa e evolutiva dos sistemas utilizados no dia a dia.

Já o Desenvolvimento de Software trabalha soluções para fábrica, potencializando melhorias de processo em conjunto as engenharias, otimizando ao máximo todas as etapas do processo de produção e minimizando os erros e falhas. O Stara Labs, um Centro Tecnológico localizado junto a UPF Parque, onde são captados novos talentos para empresa e realizada a experimentação de conceitos em ambiente controlado.