Ter o solo equilibrado é uma das premissas para alcançar altas produtividades e a correção das suas condições químicas é uma atividade amplamente realizada nas lavouras brasileiras, principalmente com a aplicação de calcário em pó.

A aplicação de calcário promove a melhoria das condições químicas do solo, sendo importante para neutralizar a acidez, ao mesmo tempo em que disponibiliza nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas. O solo bem corrigido, juntamente com a fertilização adequada, promove o melhor desenvolvimento das plantas e, consequentemente, ganhos de produtividade das culturas.

Um fator limitante para o melhor aproveitamento do calcário no solo é a qualidade do produto. Em produtos com qualidade inferior, existe uma grande diferença no tamanho dos grânulos do calcário. Isso, além de causar uma aplicação heterogênea em virtude da segregação de partículas dentro do reservatório, influencia negativamente o tempo de reação do produto no solo. Para garantir que a aplicação seja homogênea, os distribuidores por gravidade são a melhor opção.

A linha de distribuidores Bruttus da Stara possibilita a máxima precisão na distribuição de corretivos, já que acontece por gravidade através de esteiras transportadoras que garantem a uniformidade durante toda a faixa de aplicação. As cortinas de borracha minimizam a ação do vento, permitindo que as partículas de calcário sejam depositadas diretamente no solo e a seu aproveitamento seja otimizado. Outro diferencial é a possibilidade de aplicação utilizando taxa variável, ou seja, depositando no solo a quantidade de calcário necessária em cada zona de manejo.

Por ser uma atividade realizada na entressafra, o rendimento operacional é outro ponto importante. Como a linha Bruttus permite trabalhos sem interferência do vento, o produtor tem a possibilidade de trabalhar 24 horas por dia.

Para garantir excelente precisão na distribuição por gravidade e alto rendimento operacional, a Stara disponibiliza três modelos: Bruttus 6000, Bruttus 12000 e Super Bruttus 30000.