A Agricultura de Precisão trouxe novos rumos para o agronegócio. Suas técnicas e ferramentas identificam as necessidades do campo e encontram as soluções que resultam em aumento da produtividade. Um dos aliados da Agricultura de Precisão é a leitura da condutividade elétrica do solo.

Como o solo apresenta diferentes características, para auxiliar na identificação de algumas delas, a Stara disponibiliza o Veris, um sensor para leitura da condutividade elétrica do solo. O mapeamento, realizado pelo Veris, permite conhecer as variações existentes em determinada área ou talhão da lavoura, relacionando a textura do solo e a capacidade de armazenamento de água com outras características físico-químicas. Isso auxilia na identificação do melhor manejo para a área.

Com os mapas das zonas de manejo gerados, é possível realizar a coleta de amostras de solo de maneira mais direcionada e inteligente, proporcionando uma redução de até 70% no número de amostragens de solo. O mapeamento com o Veris reduz o custo e o tempo com análises, além de dar informações mais detalhadas, permitindo correlacionar a condutividade elétrica com os nutrientes do solo.

Ainda, com o mapa de condutividade elétrica gerado pelo Veris associado a mapas de produtividade, NDVI, fertilidade e/ou matéria orgânica, pode-se ajustar a população de plantas e adubação à taxa variável, por exemplo, evitando desperdícios e aumentando a produtividade.

Para aproximar os produtores dessa tecnologia, a Stara juntamente ao Projeto Aquarius, está promovendo a Expedição Veris. Até o momento, já foram mapeados mais de 1.800 ha, ampliando a coleta de dados sobre solo.

Saiba mais sobre condutividade elétrica do solo na live “Ferramentas 4.0 – A chave para o sucesso da semeadura à taxa variável”, promovida pelo Projeto Aquarius. Será na sexta-feira, dia 16, às 14 horas (horário de Brasília), no canal do YouTube do Projeto Aquarius, com retransmissão via Portal Notícias Agrícolas. Inscrições no link: https://forms.gle/xiM9rpDHBjubrnhj9 .