A Telemetria Stara proporciona mais praticidade para gerenciar as operações realizadas na sua lavoura. Uma de suas ferramentas é monitorar os motivos de parada da máquina, auxiliando na otimização de processos e na organização do planejamento.

Os motivos de parada podem ser configurados no controlador Topper 5500 e acessados no portal da Telemetria. Para registrar os motivos de parada ao longo do trabalho, é preciso habilitar a opção “Motivos de Parada” no Topper. Um aviso aparecerá na tela do Topper sempre que o operador parar a máquina ou após o tempo configurado que pode ser de 0 a 10 minutos. Antes de reiniciar a operação, ele deverá selecionar o motivo de parada. Enquanto o motivo não for selecionado, a máquina não retornará à operação.

Sete motivos já são pré-determinados, por exemplo, abastecimento de combustível, abastecimento de insumos, manutenção e parado por clima. É possível cadastrar novos motivos de parada no portal da Telemetria, de acordo com as suas necessidades.

O portal da Telemetria também possibilita visualizar o tempo da máquina trabalhando e o tempo dela parada. Basta selecionar o Topper, os motivos e os talhões, assim como o período desejado. Para melhor visualização dos dados são gerados gráficos com o número de paradas de acordo com cada motivo e o seu tempo de duração. Ainda, é possível gerar relatórios com os motivos de parada em PDF ou Excel.

Com tais informações, o produtor consegue analisar o que está influenciando no rendimento das operações e promover melhorias como elaborar novas rotas de abastecimento e programar manutenções, evitando imprevistos e trazendo mais economia.