Antes de iniciar o plantio é necessário fazer uma revisão na plantadeira para avaliar se todos os componentes estão em perfeito funcionamento ou se existe a necessidade de substituição por desgaste ou quebra. Com uma boa revisão o produtor economiza tempo, evita imprevistos durante o plantio e paradas indesejadas por falta de manutenção.

Na hora de revisar sua plantadeira é importante avaliar alguns pontos, principalmente, relacionados aos discos de corte, dosadores de semente e fertilizante. Confira algumas dicas para a revisão dos seus equipamentos.

Discos de corte: é preciso verificar a capacidade de corte dos discos e avaliar a existência de danos. Além disso, é importante ajustar a pressão dos discos sobre a palha de acordo com a cobertura a ser cortada para garantir um corte eficiente.

Diâmetro dos discos: confira se não há desgaste excessivo nos discos que possa ter influenciado no diâmetro da peça. Discos muito desgastados não desempenharão corretamente as suas funções de corte.

Dosador de fertilizantes: verifique os desgastes das unhas das hastes sulcadoras, discos duplos ou guilhotina e também as condições das roscas sem fim dos dosadores. É importante dar uma atenção especial aos componentes responsáveis pela distribuição de fertilizantes, devido à oxidação dessas peças com o passar dos anos.

Dosador de semente: avalie se os discos duplos de semente não estão com desgaste e se estão fechando na parte inferior. Também veja se os raspadores estão fazendo a limpeza do disco, avalie a câmara dosadora do expulsor de sementes e verifique possíveis problemas com a posição dos tubos condutores, isso vai garantir a melhor distribuição da semente.

Compactadores: é preciso conferir possíveis folgas entre os compactadores e ajustá-los corretamente para um bom cobrimento da semente para ter um bom contato com o solo.

Lubrificação: é necessário checar a lubrificação da máquina. Quando sua máquina está lubrificada corretamente melhora o funcionamento e evita o desgaste de peças devido o atrito.

Calibração dos pneus: é importante calibrar bem os pneus da plantadeira para evitar surpresas durante o plantio.

Calibração de semente e fertilizante: o mais importante antes de começar o plantio é calibrar bem a plantadeira para que ela realize seu trabalho com mais eficiência de acordo com a taxa requerida. As plantadeiras Stara são equipadas com um pacote tecnológico exclusivo que garante o alto desempenho das máquinas.

Com a revisão e manutenção das plantadeiras o produtor garante o aumento da vida útil da máquina e ainda tem mais produtividade na lavoura, uma vez que consegue realizar o plantio no momento certo.