Ao longo do ciclo, as plantas estão suscetíveis a diversas pragas, doenças e plantas daninhas. No início, as aplicações podem ser realizadas com mais facilidade, já no final do ciclo em culturas como o milho a aplicação pode ficar limitada devido à altura da planta. Buscando facilitar tal processo, a Stara desenvolveu o Sistema Sobe e Desce.

Essa tecnologia permite que a máquina aumente o seu vão livre em 40 centímetros, acionada pelo Topper 5500. Desta maneira, possibilita a entrada da máquina na lavoura em estádios mais tardios da cultura. Na pulverização, entre os benefícios estão o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, garantindo sanidade e, consequentemente, o aumento da produtividade, já que as plantas estarão mais protegidas e haverá a diminuição das perdas.

Na distribuição, com o Imperador 3.0, é possível realizar a aplicação fracionada e tardia de nitrogênio no milho. Pesquisas da Stara, realizadas com produtores, mostram que o parcelamento de nitrogênio em diferentes estádios ao longo do ciclo do milho gera um incremento médio de produtividade de 4,5 sc/ha.

O Sistema Sobe e Desce está disponível como opcional no Imperador 3.0, Imperador 3000 e 4000. No Imperador 3.0, o sistema permite que a altura de aplicação aumente de 1,43 para 1,83 m, já no Imperador 3000 e 4000 de 1,60 para 2 m.

Mais uma tecnologia Stara que aumenta a produtividade da sua lavoura.