O plantio é um dos momentos mais importantes do ciclo produtivo e, nos últimos anos, a Stara tem investido constantemente para auxiliar o produtor no campo. Um dos últimos lançamentos é o Zero Amassamento, uma tecnologia exclusiva da Stara, que realiza o plantio com desligamento automático das linhas de semente no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores.

Disponível para plantadeiras Stara com Topper 5500 e Sistema de Desligamento Linha a Linha, o Zero Amassamento funciona da seguinte forma: a plantadeira irá desligar a linha de sementes no local exato de tráfego do pulverizador e do distribuidor. Para isso acontecer as linhas AB retas podem ser importadas do autopropelido por meio de pen drive, copiando as coordenadas de outro controlador, ou simplesmente serem criadas novas linhas no próprio Topper. A partir disso, os autopropelidos somente seguem os rastros criados pela plantadeira. Devido ao Sistema de Desligamento Linha a Linha, o Zero Amassamento funciona independente do sentido do plantio.

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é a economia média de sementes de até 4%, de acordo com a largura de aplicação e dos rastros, que é regulada dependendo da cultura e da largura dos pneus de cada pulverizador ou distribuidor.

Para o funcionamento do Zero Amassamento recomenda-se utilizá-la juntamente aos sinais de correção GPS de boa qualidade, como o da Stara, ou até mesmo sinais com correção RTK para garantir a precisão de repetibilidade dos rastros. Além disso, é um processo realizado totalmente por software dentro do Topper 5500 sem interferência mecânica na máquina e garante o tráfego controlado do pulverizador, sem a necessidade de adquirir ou instalar um novo componente na plantadeira.

Zero Amassamento, a nova era do Melhor Plantio do Brasil.