“Um sonho que está se tornando realidade”. Essa foi a frase escolhida pelo diretor da filial da Stara em Santa Rosa, Fábio Silva, para marcar o início das obras da nova unidade em Santa Rosa/RS.

De acordo com Fábio, a terraplanagem, que iniciou no dia 22 de maio em 17 hectares, deve ser concluída em até três meses. A próxima etapa da obra será a construção dos prédios administrativos e dos pavilhões de produção. “Até julho de 2022 vamos entregar alguns pavilhões para a transição e migração de processos que hoje são feitos na matriz e que serão realizados na filial em Santa Rosa”, enfatiza Fábio.

A nova fábrica vai gerar mais de 400 empregos diretos, além dos indiretos como de fornecedores. A filial da Stara também será uma referência para atrair outras empresas para a região. “Santa Rosa sempre foi um polo metalmecânico, a nova unidade vai gerar prosperidade para o município. Acreditamos que a obra seja um atrativo para que outras empresas vejam a importância da região”, destaca Fábio.

A comunidade vem acompanhando o crescimento da filial e a expectativa para a conclusão das obras é grande. “Muitas pessoas perguntam quando a unidade ficará pronta e quais as oportunidades de emprego. As pessoas estão fazendo comentários positivos e nos dando as boas-vindas. A comunidade está ansiosa para que a obra se conclua o mais rápido”, afirma Fábio.

Com um investimento previsto de R$ 80 milhões, a nova fábrica terá 23.500 m² contemplando áreas administrativa, industrial e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Segundo Fábio, a unidade será independente e vai contar com todos os processos produtivos como corte, dobra, solda, usinagem, pintura e expedição. Serão produzidos anualmente 4 mil unidades das linhas de carretas agrícolas, escarificadores, distribuidores Twister, Tornado e Bruttus, plainas agrícolas, niveladores de solo e subsoladores. Assim como a matriz em Não-Me-Toque e a filial em Carazinho, a fábrica em Santa Rosa terá conceito de Indústria 4.0 com a modernização de todas as atividades e com máquinas automatizadas, que resultarão em maior eficiência produtiva.