A Stara possui uma parceria com a empresa Diplan e com a Universidade de Passo Fundo (UPF), onde conduzem manejos em uma área de 50 hectares do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da UPF.

Por meio desta parceria, a Stara realizou a entrega de um Imperador 3.0, um Corisco e um trator ST Max 105 para ser utilizado no Cepagro. “A parceria entre Stara, UPF e Diplan contribui para que os alunos da instituição estejam mais perto das máquinas, usufruindo das tecnologias produzidas na empresa juntamente com o conhecimento adquirido na Universidade”, destaca Jonas Reis, coordenador de marketing de produto da Stara.

Quem também valoriza a parceria é Flávio Perosso, diretor-proprietário da concessionária Ikona. “A parceria é fundamental para a região e traz muitos benefícios aos produtores e clientes, que podem acompanhar de perto os experimentos”, pontua Perosso. A Ikona é a concessionária Stara para Passo Fundo e região e conta com toda a linha de produtos Stara.

Jonas Manica, proprietário da empresa Diplan, ressalta a importância da parceria com a Stara e UPF. “Nessa área é conduzida uma lavoura de grãos modelo, com conhecimento e máquinas que garantem precisão e qualidade nas atividades realizadas”, afirma.

Segundo o coordenador do Cepagro, professor Dr. Fernando Pilotto, a iniciativa possibilitará que os estudantes tenham a oportunidade de acompanhar o trabalho que será desenvolvido com as máquinas para o cultivo de milho, soja e trigo e preparo das lavouras. “Isso também contribuirá para que eles obtenham um melhor aprendizado, tendo acesso a uma tecnologia de ponta e conhecendo as atividades colocadas em prática pela Stara e Diplan. São equipamentos que chegam para melhorar a qualidade do nosso ensino, da pesquisa e da extensão, bem como dos serviços do Cepagro. Por meio dessa parceria, conseguimos conciliar o ensino com a iniciativa privada, fazendo com que todos cresçam”, comenta o docente, lembrando que as máquinas serão operadas por profissionais capacitados.