A gripe é uma infecção viral aguda de fácil transmissão e que acontece no mundo todo, afetando o sistema respiratório das pessoas. Para prevenir os casos de infecção pelo vírus influenza, causador da gripe, a Stara realizou uma campanha de vacinação entre os seus colaboradores no mês de abril.

“Nosso objetivo com essa campanha é proporcionar melhor qualidade de vida a partir da prevenção da gripe entre os colaboradores da Stara. A gripe acontece com mais frequência no inverno e a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. E torna-se muito elevada em ambientes fechados”, lembra Suziane Sturmer, enfermeira do SESMT.

Durante a campanha foram 1.500 colaboradores imunizados nas unidades da Stara em Não- Me-Toque e Carazinho, com a vacina tetravalente (H1N1, H3N2 e dois tipos de Influenza B), recomendada pela Organização Mundial da Saúde (Hemisfério Sul) para a temporada de gripe de 2018.

Alguns cuidados importantes na prevenção da gripe:
• Cobrir o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse;
• Evitar tocar a boca e o nariz;
• Lavar as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%;.
• Melhorar a circulação de ar abrindo as janelas quando possível;
• Evitar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
• Manter hábitos saudáveis: comer bem, dormir bem e fazer exercícios.