Os tons de verde e laranja que representam a positividade da Stara agora simbolizam, também, a esperança do recomeço. Afinal, pinceladas em paredes, portas e janelas, as cores identificam as casas que, hoje, constituem um novo lar para famílias atingidas pelas enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul, no ano passado.

Localizadas em Roca Sales, um dos municípios mais afetados pela tragédia ambiental, as residências foram construídas com recursos provenientes de uma campanha de arrecadação promovida pela Stara, junto aos seus colaboradores e concessionárias, além de valores doados pela própria empresa.

A fim de que chegassem realmente àqueles que necessitavam, os recursos foram destinados ao Projeto Seleção do Bem 8, liderado pelo ex-jogador e ex-treinador de futebol, Dunga. Assim, por intermedido da iniciativa, foi viabilizada a construção de 20 casas.

Oito delas foram finalizadas e entregues às famílias beneficiadas, nesta semana. Acompanhados por Dunga, a Vice-presidente Executiva da Stara, Susana Stapelbroek Trennepohl, a Gerente de Marketing da empresa, Cíntia Dal Vesco, e o Gerente de Demonstração, Euclésio da Silva, estiveram participando do ato simbólico de entrega.

Uma das beneficiadas pelo projeto, Aparecida Adriana da Silva, fez questão de decorar a sala de sua nova moradia com balões e cartazes, especialmente para a ocasião. “Não tenho palavras para agradecer. Hoje estamos chorando de alegria, não de tristeza, por saber que estamos saindo da enchente, que vamos poder dormir em um lugar seguro. É um novo recomeço para nós. Obrigada a todos que nos ajudaram”, ressalta, emocionada.

Ao lado das filhas, Amanda e Brenda, Cristielle de Vargas da Silveira também celebra o seu novo lar. Ainda que na memória estejam vivas as lembranças daquele dia e que a saudade do marido, vítima da enchente, seja intensamente sentida, ela contempla, com alegria, a oportunidade de recomeçar. “Estou emocionada. Depois de ter perdido tudo, ter perdido o meu esposo, é gratificante saber que isso tudo é meu e das minhas meninas. É muito bom. Para alguns pode parecer pouco, mas pra mim é imenso, é enorme. Estou muito feliz. Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, salienta, agradecendo a todos que contribuíram com doações. “Muito obrigada, vocês não sabem a felicidade que eu estou sentindo. Espero que Deus abençoe a cada um. Que sejam muito felizes, como eu estou sendo hoje.”

Diferentemente daqueles que viram suas casas serem destruídas pelas águas, Nivaldino Brino teve sua propriedade atingida por desmoronamentos. Com sua casa interditada e expressivos danos materiais, ele lamenta, em especial, a perda de seis familiares, que estavam na residência ao lado. Ainda assim, encontra motivos para agradecer. “Nós sentimos muito a perda dos familiares. Foi muito difícil, a gente passou noites e noites sem dormir, só chorando. Não é fácil perder tudo o que a gente construiu e ter que recomeçar a vida. Chegar aos 60 anos de idade e precisar recomeçar do zero. Mas, eu agradeço muito a Deus por estarmos vivos. E essa casa já é um recomeço, é ter um lugar para descansar mais sossegado. Por isso, hoje o sentimento é de gratidão. Eu peço a Deus que ilumine a todos que apoiaram”, destaca.

Idealizador do projeto, o ex-capitão da Seleção Brasileira, Dunga, enalteceu a parceria com a Stara e agradeceu a todos que contribuíram com a campanha. “Agradecemos a todos da Stara pela doação das 20 casas. Gratidão a todos vocês que estão fazendo a diferença. E como o símbolo da Stara já diz, devemos sempre pensar positivo, pois sempre tem um sonho, sempre tem uma esperança, tudo depende de nós.”

Esse sentimento de otimismo enfatizado pelo tetracampeão ficará, também, registrado em cada um dos lares construídos, através do símbolo de positivo que representa a empresa. Fixada ao lado da porta de entrada das casas, a logomarca da Stara evidencia a coragem e a resiliência daqueles que superaram as dificuldades; a união e a solidariedade daqueles contribuíram com a reconstrução; e a esperança de todos por um futuro melhor e mais feliz.