Em suas quatro unidades, a Stara trabalha diariamente para levar mais tecnologia e produtividade para o campo. Essa inovação também pode ser vista dentro da nossa fábrica, com processos e equipamentos modernos a Stara consegue garantir uma produção ágil e eficiente. Todos os setores da Stara entregam excelência em seu trabalho e são fundamentais em cada etapa da produção. Nesta matéria vamos conhecer um pouco de como é realizado o trabalho do departamento de Corte.
No departamento de Corte, chapas planas são transformadas em peças, usando tecnologia de corte térmico a laser. Matheus Valiati explica que conforme a demanda de produção, as peças são programadas por tipo de material e cortadas nas máquinas. “Hoje são mais de 60 tipos de matéria-prima de espessuras entre 1mm a 19mm e várias ligas”, completa.
As máquinas de corte trabalham sete dias da semana. São mais de 80 toneladas por dia. “Em 2021 e 2022, foram investidos mais de R$ 22 milhões em máquinas de última geração. Possuímos, atualmente, as máquinas mais modernas do mundo”, destaca Matheus.
A sucata gerada no processo de corte, assim como na usinagem, é enviada à filial de Carazinho e transformada em matéria-prima nobre. Depois de fundida, volta para a matriz como peças.
Para o coordenador do departamento, Tiago Elger, o Corte possui uma importância muito grande para a empresa. “É um dos setores do processo inicial, onde é realizada a transformação de matéria-prima bruta (chapa) em várias peças, usadas em diferentes produtos, seguindo um processo de qualidade e sempre buscando atender o planejamento da produção”, ressalta.