Nas quatro fábricas da Stara mais de 4.100 pessoas trabalham diariamente para entregar os melhores produtos. Cada departamento garante o funcionamento de determinado processo. Nesta matéria, você vai conhecer os departamentos de Logística de Manufatura, Planejamento de Programação e Controle da Produção (PPCP), Apoio, Ferramentaria e Manutenção.
Logística de Manufatura
Responsável pelo armazenamento e controle do estoque de todos os componentes fabricados pela Stara, o departamento de Logística de Manufatura também é responsável pelo transporte de materiais dentro da fábrica, desde a entrada da matéria-prima até a entrega da máquina pronta para a expedição ao cliente.
O supervisor da Logística de Manufatura, Fernando Marcelo Amann, explica que o departamento faz toda fábrica se movimentar, se consolidando como um elo entre os postos de trabalho, processos produtivos e setores, buscando satisfazer e sustentar as estratégias de produção da Stara. “Nossa responsabilidade é entregar no tempo certo, no lugar correto, a quantidade correta e com o menor custo possível”, destaca.
O departamento é dividido em Buffer I, Buffer II, que são depósitos de peças, e Logística de Movimentação. Além disso, gera continuamente informações de grande relevância para o planejamento da produção.
A Logística percorre por ano, em média, 125.750 km, o equivalente a 3,5 voltas ao mundo, dentro da fábrica com empilhadeiras, rebocadores e tratores que realizam todo transporte dos materiais. Faz a gestão e controle de estoque de 27.334 locais de armazenagem que resultam em mais de 631.000 peças armazenadas.
“Tudo isso se deve a Stara ser uma empresa altamente verticalizada, ou seja, a maior parte dos componentes utilizados nas linhas de montagem são de fabricação interna, isso acaba aumentando a responsabilidade que a logística tem em garantir a máxima eficiência no aproveitamento dos recursos logísticos, nas movimentações e na integridade do produto sob nossa responsabilidade”, finaliza Fernando.
Planejamento de Programação e Controle da Produção (PPCP)

Willian Matheus Ferreira, Ezequiel Duarte, Lucas Francisco Zwites e Maitê Gomes Bender trabalham no departamento de PPCP
O departamento de Planejamento de Programação e Controle da Produção (PPCP) é responsável por orientar a produção dentro da fábrica. O supervisor da área de Programação do PPCP, Alesy Martins Silva, explica que o departamento tem como objetivo garantir que o planejamento, a programação e o controle da produção se integrem com todos os processos para atender o plano estratégico da empresa. Por isso, o PPCP está dividido em três grandes áreas: Planejamento, Programação e Controle de Produção, com subáreas.
O Planejamento faz a gestão do plano de operação, ligando as estratégias de vendas as da indústria, ou seja, faz a ligação entre a demanda do cliente com ações necessárias na indústria para que os planos sejam concretizados. Também gerencia a entrada de linha de produtos novos, como os cronogramas, quantidades, prazos, relacionada à estratégia da empresa como um todo.
A área de Programação se alimenta das informações da área de Planejamento, programando quantidade, locais, centros de trabalho, volume, quando e quem. Ou seja, realiza o nivelamento e sequenciamento da produção e busca a sincronização entre as áreas de trabalho. Também realiza a programação CNC dos processos de corte e usinagem através de ferramentas tecnológicas de ponta, uma delas é o Lantek que por meio de algoritmos encontra os melhores arranjos visando o melhor aproveitamento das máquinas e matérias-primas. Alesy destaca que por mês 493 mil operações da fábrica são definidas através de uma programação.
Por fim, a área de Controle realiza a conferência e acuracidade das linhas de produção, de tudo o que está sendo planejado e programado, além do status da produção e informações sobre materiais. Também é responsável pelo controle do inventário, que na Stara acontece de forma cíclica, na qual, diferentemente da grande maioria das empresas, a produção não para uma vez por ano para realizar o inventário, garantindo qualidade dos estoques durante o ano todo.
Apoio à Produção e Ferramentaria

Departamento de Apoio à Produção
Os departamentos de Apoio à Produção e a Ferramentaria oferecem suporte a todos os setores da fábrica. O supervisor da Ferramentaria e Apoio, Rafael Oliveira da Silva, explica que os setores trazem agilidade para a produção. “Seria muito difícil a fábrica seguir nessa velocidade de crescimento sem essas áreas oferecendo suporte, trazendo essa agilidade, sem a necessidade de contatar um fornecedor”.
O Apoio à Produção está dividido nas seguintes áreas: Métodos e Processos, Serra, Solda, Usinagem, Montagem, Almoxarifado e Apoio, como se fosse uma mini fábrica. Com uma equipe interna, que trabalha na produção de novas embalagens e reformas, e uma equipe externa, prestando assistência para toda fábrica em implementações de novos produtos e aumentos de capacidade das linhas de produção.

Departamento de Ferramentaria
Já a Ferramentaria produz peças e atende os chamados nos departamentos de Solda e Estamparia.
Internamente, nos dois departamentos, existe uma equipe responsável por melhorias, investimentos, processos, movimentações, planejamento, avaliando os processos de fabricação do Apoio e apontando qual a melhor forma de produzir a movimentação interna. Também há uma estrutura similar ao Almoxarifado que é responsável por receber a demanda.
No ano de 2021, os departamentos produziram quase 3.500 peças para todas as áreas da fábrica.
Departamento de Manutenção

Ricardo Assis Machado, Otávio Juliano Honório, Marcos Antonio Lischinki, Lucas Felix Hahn Drey, Paulo Rogério Vieira e Rieli Potrich atuam na Manutenção
O departamento de Manutenção é responsável por garantir a disponibilidade dos equipamentos e redes da fábrica. O gerente de Manutenção, Ricardo Pessatto, destaca que as equipes técnicas dão suporte ao desenvolvimento de melhorias e acompanhamento de instalações de novos equipamentos.
O departamento é dividido em Engenharia de Manutenção, Automação e Robótica, Almoxarifado e Oficinas. Entre as atividades desenvolvidas pela Engenharia de Manutenção está a gestão das atividades planejadas, o controle e desenvolvimento de sistemas e procedimentos, homologação de novos equipamentos, bem como a busca por novas metodologias de manutenção.
Já a integração de sistema, máquinas e processos está a cargo da Automação e Robótica, a qual busca, através da programação, a unificação e automatização de processos, unindo a Inteligência Artificial, à Internet das Coisas e à Indústria 4.0 com o cenário e parque fabril da Stara. Além disso, através do Almoxarifado, o departamento gerencia o próprio estoque de peças de reposição para garantir agilidade e precisão nos atendimentos.
O departamento também participa de ações em conjunto com outros departamentos, projetos de novas plantas fabris, auxilia em atividades das filiais, entre outras.
Ricardo Pessatto ressalta a importância da Manutenção para o funcionamento da fábrica: “se não tivermos alta disponibilidade e confiabilidade nas máquinas e equipamentos fabris, não conseguimos garantir os processos e, consequentemente, o planejamento da produção”.