Buscando ampliar a presença da marca e melhorar ainda mais o atendimento da rede de concessionárias, em 2011 a Stara implantou o Programa de Gestão de Concessionárias. Uma plataforma para avaliar e desenvolver as lojas, possibilitando uma série de melhorias. O programa funciona da seguinte forma: cada área da concessionária – Recursos Humanos, Administrativo e Financeiro, Vendas, Marketing, Peças e Pós-Venda – recebe uma pontuação e o somatório indicará a sua classificação, que poderá ser Diamante, Ouro, Prata ou Bronze.

Em 2020, a concessionária Agriterra de Lucas do Rio Verde/MT conquistou a mais alta classificação, a Diamante. Concessionária Stara desde 2012, durante seis anos consecutivos a loja recebeu a certificação Ouro mantendo um excelente padrão de atendimento. Um dos sócios-proprietários da Agriterra, Márcio Guaraci Trentin, explica que desde o início se comprometeram com o programa. “Desde quando foi implantado o manual, nós acreditamos neste projeto. A equipe se engajou, vestiu a camisa, e hoje trabalhamos de uma forma natural. Todo mundo é comprometido na forma de conduzi-lo”, ressalta.

Márcio destaca que a direção da concessionária viu o programa como uma forma de gestão, indicando as melhores maneiras de administrar o negócio. “Considero fundamental essa forma de pontuar as concessionárias, porque é uma maneira de nos autoavaliarmos e mantermos um padrão de trabalho. Também ganhamos em agilidade, estabelecemos processos, refletindo em todos os aspectos da empresa”, afirma.

Sobre o modo de gestão da concessionária Agriterra, Márcio destaca que não centralizam o poder, trabalhando uma administração compartilhada e interligando os colaboradores de todos os departamentos. “A equipe tem a responsabilidade e o poder de decisão também, não fica engessado em determinadas pessoas. Desta maneira, as pessoas se sentem importantes dentro dos processos, elas se sentem valorizados. Isso vai contagiando os colegas. Na empresa, todos têm os mesmos valores, ninguém é melhor que o outro.”, revela.

A conquista da certificação Diamante deixou a equipe orgulhosa e motivada a evoluir ainda mais. “Por mais que fomos avaliados na classificação Diamante, nós nunca vamos nos acomodar. Sabemos que precisamos melhorar ainda, vamos continuar correndo atrás, fazendo o melhor da nossa parte, isso é fato. Sempre estamos buscando melhorias, treinando as pessoas que são comprometidas e estão ao nosso lado e melhorando internamente os processos. Os resultados são uma consequência”, destaca Márcio.

Quem acompanha o trabalho da concessionária Agriterra de perto também aprova o atendimento. “O atendimento é 100%, eu me sinto satisfeito. Acredito que eles merecem essa classificação, sempre atenciosos e prestativos”, afirma Elias Soares Dos Santos, cliente da Stara há mais de 10 anos e da Agriterra há 8, que mora em Tapurah/MT. Ele passou para os filhos Elias Filho e Elias Junior a tradição e confiança nos produtos Stara, que agora cuidam das lavouras da família.

Em 2020, 14 concessionárias receberam a certificação Ouro e 34 Prata. O gerente da rede de concessionárias e da Stara Consórcio, Cristiano Bettio, destaca que com o passar dos anos as concessionárias melhoram a certificação, sendo possível perceber a evolução das mesmas. “O programa desenvolveu muito a rede. Além do ganho de gestão para as concessionárias, elas recebem uma bonificação. Olhamos essa bonificação como um merecimento da rede, pois quanto mais certificações Ouro e Prata, mais estaremos com a rede desenvolvida, mais o cliente vai se sentir satisfeito e voltará a comprar. Com a marca vendendo, nós crescemos juntos, é uma corrente que todo mundo ganha”, finaliza.

Através da sua rede de concessionárias, a Stara marca presença em todo país, ficando mais próxima dos clientes e mostrando seus produtos de perto.