Como funciona uma plataforma de milho?

Como funciona uma plataforma de milho?

O milho vem alcançando cada vez mais altas produtividades. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a segunda safra de milho no Brasil deve atingir 86 milhões de toneladas de grãos. Mas você já parou para pensar como funciona a plataforma que realiza o trabalho de colheita do milho?

Chapas despigadoras

No caso da plataforma Stara Brava +, ela possui divisores de linhas e entre eles conjuntos de dois rolos despigadores que induzem a entrada da planta do milho na plataforma. Os rolos fazem movimentos opostos, realizando o despigamento, ou seja, puxando a planta do milho para baixo e arrancando as espigas quando batem nas chapas despigadoras, localizadas acima dos rolos.

As correntes transportadoras conduzem as espigas a plataforma e por meio de um caracol serão conduzidas até o centro da máquina.

As chapas despigadoras da plataforma Brava+ possuem regulagem elétrica (ou mecânica), acionada através de controle remoto, com uma amplitude de 20 mm para 40 mm entre as chapas. As regulagens são feitas de acordo com a espessura da cana do milho e das espigas, de maneira fácil e rápida, proporcionando mais eficiência na colheita mesmo com diferentes variedades e minimizando perdas.

Também possui o conjunto linha regulável composto por rolos com oito aletas que realizam o despigamento do milho, com mais de dez opções de rotação, além de corrente recolhedora com seis canecas, garantindo uma colheita com rapidez e qualidade. Esse sistema reduz a entrada de palha em 30%, aumentando o rendimento e reduzindo o consumo de combustível da colhedora.

A plataforma Brava + também possui um sistema de acoplamento compatível com qualquer modelo de colhedora, necessita apenas a troca da estrutura de engate.

Outro diferencial é o limitador de torque no caracol que proporciona maior segurança durante a colheita, evitando danos ao sistema no caso de travamento ou sobrecarga. Também possui limitadores de torque por linha com sistema radial de desarme que garante maior vida útil ao conjunto, evitando o desarme das linhas que não estão sofrendo interferência.

Kit Caracol Lateral

Como opcional, possui o kit caracol lateral que realiza de forma eficiente a colheita do milho acamado nas laterais, conduzindo as espigas para dentro da plataforma, evitando perdas de produção. Outro opcional é o sensor de altura. Disponibilizado nos modelos acima de 13 linhas, permite trabalhar próximo ao solo, aumentando o rendimento da colheita. É oferecido em kits com 3, 4 ou 5 sensores.

A plataforma Brava + é uma ótima opção para evitar perdas e garantir altas produtividades.

produtos relacionados

https://stara-institucional-prd.s3.sa-east-1.amazonaws.com/uploads/2015/01/Brava_24_1_No_Shadow.png

Brava +

Finep

Empresa parceira