As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia do agricultor. Uma delas é a Telemetria. Com origem da Agricultura de Precisão, ela realiza a coleta e o compartilhamento de dados da máquina remotamente. A partir dessas informações seguras e exatas, é possível monitorar em tempo real as operações realizadas na fazenda.

A Telemetria Stara possui uma série de ferramentas para auxiliar na gestão da propriedade, gerando redução de custos, otimização da frota e aumento da produtividade. Quando o produtor adquire uma máquina Stara, a tecnologia já está inclusa.

Para mostrar os benefícios da Telemetria, a concessionária Agrinova, em Palmeira das Missões/RS, liberou o sistema em uma máquina de demonstração. Segundo Jorge Fernando Pfeiffer Prates, gerente administrativo e comercial da Agrinova, a tecnologia tem surpreendido positivamente os clientes. “A experiência tem sido sensacional, conseguimos trazer o que está acontecendo na lavoura para dentro do escritório do cliente. A facilidade da nossa Telemetria e os benefícios dela, que são extraordinários, estão sendo bem recebidos pelos clientes”, explica Fernando.

Confira cinco motivos para usar a Telemetria Stara:

Redução de custos e agrega na produtividade da lavoura

A Telemetria Stara disponibiliza o resumo diário dos trabalhos realizados pela máquina com informações sobre velocidade, transpasse, rendimento operacional, taxa aplicada, consumo de combustível, temperatura do motor e óleo hidráulico, além do caminho percorrido por ela.

Desta maneira, o agricultor consegue visualizar como está o andamento das operações, se a máquina está trabalhando normalmente e conforme o planejado, auxiliando na otimização de processos e reduzindo custos com imprevistos. Por exemplo, é possível configurar valores para alertas de velocidade e transpasse para plantadeiras, pulverizadores e distribuidores, evitando desperdícios e agregando na produtividade da lavoura.

Auxilia no planejamento da logística dos trabalhos

Com a Telemetria é possível realizar o monitoramento da frota de maneira mais eficiente. Através do registro dos motivos de parada, o produtor pode ter um relatório completo com o tempo de ociosidade da máquina, bem como sua disponibilidade para melhor aproveitamento. Além de acompanhar o caminho que a máquina fez, possibilitando traçar novas rotas.

É possível, por exemplo, visualizar que ao abastecer a máquina no ponto X está ocasionando um tempo de parada maior, porque precisa deslocar as máquinas para uma área fora da rota. Então, seria mais eficiente colocar a máquina no ponto Y que vai garantir um tráfego operacional melhor. Os motivos de parada possibilitam ser mais assertivos na tomada de decisões a partir do tempo de parada da máquina.

Compartilhamento de informações

A Stara entende que os dados gerados pela máquina são do cliente e ele pode visualizar essas informações geradas onde achar mais conveniente. Por isso a Telemetria Stara permite a conexão com softwares parceiros. Assim esses dados podem ser visualizados na plataforma que o cliente já usa e está adaptado, proporcionando mais conforto e praticidade.

Essa integração ocorre de forma fácil e garante a segurança dos dados. O Topper envia as informações por meio de uma API para a nuvem que as armazena e codifica. A partir deste ponto, o software parceiro recebe uma chave de acesso dessas informações e, com isso, ele consegue extrair todos os dados das máquinas de maneira automática.

Outra maneira de realizar essa integração é por meio da rede CAN, na qual o produtor extrai os dados direto da máquina e disponibiliza para o software parceiro.

Facilidade no envio de mapas de taxa variável

Entre as práticas da Agricultura de Precisão está a utilização de mapas de taxa variável tanto de sementes quanto de fertilizantes. Para auxiliar na utilização desses mapas, a Telemetria Stara possui a opção do envio direto para o Topper, sem a necessidade de pen drive e deslocamento. Os mapas podem ser carregados no portal da Telemetria, inclusive pelos prestadores de serviços que geram esses mapas, trazendo mais praticidade e agilidade ao trabalho.

Para o engenheiro agrônomo e consultor, Moises Chiamenti, de Curitiba/PR, o envio dos mapas tornou o trabalho muito mais prático: “essa parte de você conseguir enviar os arquivos online, direto do computador para o Topper ajuda muito, deixa mais prático o serviço e também o acompanhamento do dia a dia das máquinas”.

Aplicativo da Telemetria

Através do aplicativo Telemetria Stara, é possível conferir o caminho das máquinas, o resumo de trabalho, visualizar mapas de trabalho e tantas outras funcionalidades para facilitar o controle das máquinas em campo. Disponível para download na App Store e Google Play.

Entre suas funcionalidades está a emissão de alertas para acompanhar as operações da máquina mesmo à distância. As configurações são realizadas conforme as necessidades de cada área, seguindo orientações técnicas. Vale lembrar que máquinas com motor eletrônico possuem alertas com valores pré-estabelecidos de fábrica para temperatura do motor e óleo hidráulico.

Os alertas aparecem no formato de notificação no celular ou tablet e são acionados quando a máquina ultrapassar os valores “elevado” e “crítico” configurados.

A Telemetria Stara traz praticidade e agilidade para gestão da sua lavoura. Clique aqui e saiba mais.