Stara é parceira do Projeto Aquarius em projeto sobre digitalização no agronegócio

Stara é parceira do Projeto Aquarius em projeto sobre digitalização no agronegócio

O agronegócio está cada vez mais digital e, com isso, os agricultores enfrentam dificuldades para gerenciar a quantidade de informações e utilizar tecnologias de forma integrada. Para que os benefícios da tecnologia 4.0 se tornem reais e de fácil utilização pelos produtores, o Projeto Aquarius está desenvolvendo um amplo projeto sobre digitalização no agronegócio.

Para incentivar o uso de ferramentas tecnológicas, o Projeto Aquarius lança o IDT, plataforma que mede o Índice de Digitalização e Tecnologia. Além de avaliar o uso de tecnologias por meio de três etapas, a plataforma também disponibilizará gratuitamente o ranking de digitalização a nível regional, estadual e nacional de forma dinâmica e com atualizações em tempo real. Ao mesmo tempo, a plataforma vai indicar caminhos para adoção de tecnologias 4.0, respeitando a curva de aprendizagem e aumentando a eficiência da adoção dessas tecnologias pelo produtor rural.

De acordo com o coordenador técnico do Projeto Aquarius, Telmo Amado, a agricultura digital veio transformar a maneira como o agronegócio é conduzido. “Através da agricultura digital esperamos ser mais rentáveis, mais eficientes e com menos impacto ambiental. Estamos vivenciando um ciclo de inovações e difusões. É um desafio muito grande incentivar a digitalização no agronegócio”, destaca o coordenador.

Conheça mais sobre a plataforma IDT.

Projeto Aquarius

O Projeto Aquarius nasceu no ano 2000, sendo pioneiro em Agricultura de Precisão no Sul do Brasil, com o objetivo de desenvolver tecnologias na área. Com 20 anos de pesquisas ininterruptas, se consagra como o mais antigo projeto de Agricultura de Precisão do Brasil e conta com os parceiros Stara, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cotrijal, Drakkar e OWS.

Em 2020, o Projeto Aquarius iniciou um novo ciclo de inovações e difusões, com o desafio de gerenciar informações e levar aos produtores o uso integrado de tecnologias no Agro 4.0.

notícias relacionadas

produtos relacionados

Finep

Empresa parceira