Projeto de coinovação entre a Stara e a SAP ganha destaque no SAP SAPPHIRE Now

Projeto de coinovação entre a Stara e a SAP ganha destaque no SAP SAPPHIRE Now

O projeto de coinovação que une a Telemetria Stara a um sistema ERP da SAP foi um dos destaques no SAPPHIRE Now, principal evento da SAP realizado em Orlando, nos Estados Unidos, de 16 a 18 de maio e que reuniu cerca de 20 mil pessoas.

O SAPPHIRE reúne empresas do mundo inteiro para conhecer as novidades da SAP, empresa alemã e líder global no mercado de desenvolvimento de sistemas. Nesta edição, a grande novidade foi o lançamento da plataforma SAP Leonardo que tem o nome inspirado em Leonardo da Vinci e reflete inovação e descoberta.

“O grande destaque dessa edição foi a plataforma SAP Leonardo, voltada para a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Internet das Coisas significa conectar dispositivos eletrônicos à internet e as informações são armazenadas na nuvem. A Stara trabalha com esse conceito desde 2015, quando lançou a Telemetria Stara onde as informações das máquinas agrícolas podem ser acessadas através de dispositivos móveis conectados na internet e em tempo real”, afirma Rafael Costa, gerente de TI da Stara e que participou do evento apresentando o projeto de coinovação entre as duas empresas.

Após o lançamento da Telemetria Stara, surgiu uma demanda de interligar as informações que ela gerava com os sistemas de gestão das propriedades, o que levou a Stara a buscar a parceria com a SAP Labs, laboratório de tecnologia da SAP localizado em São Leopoldo, RS, para o desenvolvimento dessa plataforma. Os conceitos desse projeto de coinovação inspiraram a criação de um produto chamado Connected Agriculture (Agricultura Conectada), que é uma parte integrante do SAP Leonardo.

Com o tema “Crescendo no agronegócio com a Stara e a SAP”, Rafael apresentou em dois painéis e uma mesa redonda o projeto que reúne a Telemetria Stara com a nova plataforma da SAP. “O projeto desenvolvido em parceria com o SAP Labs integrou as informações da Telemetria Stara nessa plataforma da SAP. Com isso o produtor que tiver uma máquina Stara pode ter além das informações da máquina, informações sobre meteorologia, preços dos grãos e outras de empresas que também se conectarem ao sistema. Todas as informações estarão no mesmo lugar o que permite ao usuário ter mais embasamento para a tomada das decisões da fazenda”, explica. Com o sistema o produtor pode planejar todo o ciclo da sua propriedade com informações em tempo real. Por exemplo, enquanto a plantadora realiza o plantio, as informações do Topper 5500 são enviadas em tempo real para o sistema e o produtor pode saber exatamente a quantidade que está sendo utilizada, alterando o seu estoque.

Esse projeto foi responsável por colocar a Stara em um papel de destaque no evento. “É um orgulho ter a Stara como uma das 100 empresas pioneiras em colocar a Internet das Coisas na prática e ser a primeira no agronegócio. A Stara está muito bem posicionada no mercado no que se refere a adoção de tecnologias e o nível de tecnologia embarcada nos seus produtos”, comenta Rafael.

O projeto encontra-se na fase de teste onde um lote piloto do sistema está sendo utilizado em fazendas de produtores parceiros da Stara e, após os resultados destes testes, passará a ser um sistema comercial.

notícias relacionadas

produtos relacionados

Finep

Empresa parceira